terça-feira, 23 de outubro de 2007

Dias de Aulas de uma P.G. II


Cheguei à escola e tive a 1ª aula do dia, esta aula tinha como objectivo principal que aos estudantes manuseassem melhor o suporte informático, para poderem aceder à base de dados, de motores de busca de artigos científicos sobre a área da pós-graduação. Fiquei com a noção que iria utilizar pouco este suporte, uma vez que os artigos se apresentam na sua maioria em inglês. No entanto, estive com a maior atenção.
Quando esta aula acabou, fiquei sem nada para fazer, uma vez que só teria nova aula à tarde. Por isso, juntámo-nos alguns estudantes em redor de uma mesa e aproveitámos para nos conhecermos melhor. Foi então criado o e-mail da turma e falámos sobre as nossas experiências profissionais. Foi sem dúvida produtivo, pois, em redor da mesa estávamos uns seis enfermeiros, todos com percursos diferentes na enfermagem, como na vida. Confirmei aquilo que já tinha desconfiado. Era naquela mesa o único que ainda não tinha trabalhado em Psiquiatria. Também fiquei com a impressão que talvez isso não seria uma desvantagem, pois entraria de espírito aberto para este curso e tentaria aprender o mais possível com os colegas.
Chegaram as 15 horas. Sinceramente tenho que revelar que estava um pouco ansioso, sobre a aula que aí vinha. Íamos iniciar o módulo da ética. Foi como eu esperava, Justiça, Compaixão, Aristóteles, Nussbaum. Aí vamos nós, embarcando num pensamento crítico e escutando também as nossas consciências. No fim de 2 horas tinha acabado, mas já tinham passado 2 horas? Nem dei por isso. Mais uma vez fui para casa a pensar naquela aula e em como o trabalho já me esperava, muito para ler, muito para pensar, alguma coisa para escrever.

Sem comentários: