sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

INTERVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL




"Estudantes de pós-licenciatura organizam Semana da Saúde Mental
Massagens terapêuticas, artes marciais, terapia do riso e técnicas de relaxamento são algumas das propostas para os utentes do Centro de Saúde Norton de Matos.
Alguns enfermeiros que frequentam o curso de pós-licenciatura de especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria vão, durante esta semana (entre 9 e 13 de Fevereiro), promover várias sessões informativas sobre saúde e bem-estar, que terão lugar no Centro de Saúde Norton de Matos, em Coimbra.

Do programa desta Semana da Saúde Mental organizada pelos estudantes de pós-licenciatura da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra fazem parte momentos de massagem e de Reflexologia (segunda-feira e sexta-feira, às 10h00), actividades assistidas por animais (terça-feira, às 09h00) e uma demonstração da arte marcial Tai-Chi Chuan (também terça-feira, mas às 11h30).

A auto-massagem (quarta-feira, às 10h00), a terapia do riso (quarta-feira, às 14h30) e o relaxamento (quinta-feira, às 10h00) são os temas das outras sessões.

Com esta semana de actividades, os estudantes enfermeiros querem proporcionar momentos de bem-estar aos utentes do centro de saúde - as sessões estão também abertas ao público indiferenciado - e mostrar que há alternativas para melhorar a saúde mental.

Quanto à Reflexologia, trata-se de uma técnica que permite estimular pontos específicos localizados nos pés e nas mãos - que agem, reflexamente, sobre os órgãos internos, estimulando o seu funcionamento saudável) -, que aumenta a circulação sanguínea, promove o relaxamento geral e estimula a força anímica.

O Tai-Chi Chuan é uma arte marcial milenar, desenvolvida com movimentos lentos e harmoniosos, baseados na imitação dos animais e na medicina tradicional chinesa, que promove o equilíbrio físico e mental.

Em matéria de terapia do riso, é sabido que o humor minimiza a ansiedade e a angústia dos doentes.

Por outro lado, o contacto do homem com os animais também pode promover a saúde mental, diminuindo os níveis de ansiedade e de violência.


Esta Semana da Saúde Mental é uma das iniciativas do "Projecto Desvendar - Domínio Cuidados Continuados e Reabilitação Psicossocial", inserido no plano de trabalho que um grupo de estudantes desta pós-licenciatura de especialização está a realizar no Centro de Saúde Norton de Matos."
in"http://www.universia.pt/servicos_net/informacao/noticia.jsp?noticia=50658"

2 comentários:

Blogger de Saúde disse...

São precisas mais actividades como estas ...

Abraço e bom domingo. Passe sempre para comentar... recomendo o ultimo post acabado de colocar

Anónimo disse...

Obrigada pelo reforço positivo!
Foi uma semana muito rica...A repetir certamente :)
Esta actividade de sensibilização para a sáude mental e bem estar, fundamentais para o nosso equilibrio mental, foi dirigida a utentes e profissionais do CSNM, e devemos dizer que os objectivos foram superados...
Além desta actividade o DESVENDAR conta também, ainda em fase embrionária, com um blog que se destina a proporcionar um espaço de partilha de ideias e vivências em saúde mental, respeitando a individualidade e a liberdade de expressão, numa atmosfera de neutralidade e de valorização, e que desde já contamos com os seus preciosos contributos.
Destina-se a todos os que queiram expressar livremenmte as sua experiências,profissionais ou não e contamos conseguir que este espaço possa ser priveligiado para os familiares e pessoas com doença mental, promovendo o empowerment destes cidadãos e a não discriminação

Visite: www.desvendar-nm.blogspt.pt
Até breve,
Saudações psicoacadémicas,
A equipa DESVENDAR