segunda-feira, 9 de março de 2009

DESVENDAR



Há alguns dias dei por mim, numa pesquisa sobre saúde mental, a ler um arigo, já postado anteriormente, sobre este projecto desvendar. Fiquei curioso e partilho convosco outo artigo. No entanto, gostaria, tambem eu de saber um pouco mais sobre este projecto.

ALUNOS DE PÓS-LICENCIATURA DE ENFERMAGEM LANÇAM BLOGUE SOBRE SAÚDE MENTAL
“Desvendar” é o nome do blogue que quer gerar uma partilha de experiências na Internet. Pensado para pessoas com doenças mentais e seus familiares, o blogue vai integrar um conjunto de informações que possam, por um lado, ajudar o doente e, por outro, combater o estigma que envolve este tipo de patologia.


Está ainda a começar mas os objectivos já estão desvendados. O blogue, criado por um conjunto de enfermeiros, alunos da pós-licenciatura de especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, pretende ser um “ponto de encontro” entre pessoas que convivem com doenças mentais.

“O objectivo é permitir às pessoas falarem sobre este problema, colocar as suas dúvidas e criar, essencialmente, um intercâmbio de ideias e de experiências entre quem convive com as doenças mentais”, refere Piedade Ferreira, uma das autoras do projecto.

Outra meta a que o “Desvendar” se propõe é atenuar o estigma social que envolve as doenças mentais. “Infelizmente, ainda existe muito estigma e este blogue quer falar deste assunto, sem qualquer tipo de estigma”, diz a enfermeira.

Para colocar os utilizadores “à vontade”, o blogue funciona no anonimato. “Protegemos a identidade das pessoas para que não tenham medo de nos colocar dúvidas. No anonimato, pode ser mais fácil falarem e perguntarem algumas coisas”, explica Piedade Ferreira.

Por enquanto, o grupo de trabalho ainda está a planear as temáticas que o blogue vai ter. Prevê-se que se lancem alguns temas à discussão, sendo que o primeiro deverá ser as terapêuticas alternativas.

Os autores do blogue, além de lançarem temas, também podem depois responder às dúvidas colocadas pelos utilizadores. “O importante é haver partilha de informação e nós tentaremos sempre dar um feedback às dúvidas colocadas”, diz a enfermeira.

No “Desvendar” haverá ainda um conjunto de links, sobretudo de associações de apoio a doentes mentais e seus familiares, para que as pessoas encontrem, noutras páginas, informação sobre saúde mental e doenças mentais.

O blogue integra um projecto mais amplo, o “Projecto Desvendar – Domínio Cuidados Continuados e Reabilitação Psicossocial”, que integra o trabalho da pós-licenciatura em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria.

in www.canalup.tv/?menu=noticia&id_noticia=3218

Sem comentários: