terça-feira, 30 de setembro de 2008

GREVE - RESENHA DE IMPRESSA

Ministra confiante no entendimento com enfermeiros

A ministra da Saúde manifestou, esta terça-feira, confiança no entendimento com os enfermeiros, profissionais que começaram, esta terça-feira, uma greve de dois dias, um protesto que Ana Jorge lamentou.
À margem da apresentação de resultados sobre o sistema de prioridade nos hospitais para os doentes cardíacos (Vias verdes coronárias), Ana Jorge confirmou aos jornalistas a retoma das negociações com os enfermeiros e manifestou confiança no entendimento entre as duas partes.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, uma das organizações que convocou a paralisação, anunciou que a adesão à greve de hoje de manhã foi de 100 por cento nos centros de saúde e entre 46 e mais de 80 por cento em vários hospitais do país.
Ana Jorge voltou a lamentar a realização de uma greve num altura em que se estava no início das conversações e em que foram apresentadas alternativas, nomeadamente para os contratos a prazo que terminavam e foram renovados.
«Numa fase de negociações de carreiras, não é possível estar a antecipar outras formas de contratação, não pondo em risco quer o trabalho dos enfermeiros, quer aquilo que é necessário, que é manter os cuidados de enfermagem aos doentes e às pessoas», disse.
A greve foi convocada pelos quatro sindicatos representantes dos enfermeiros.
In “http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1020011”

1 comentário:

Anónimo disse...

Para quem não esteve lá, veja esta 2 reportagens da RTP e da TVI respectivamente:
http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=365829&tema=29

http://www.tvi.iol.pt/mediacenter/home.php?tipo=2&art_id=&mul_id=12367357&pagina=2&psec_id=#

A maior Manifestação desde 1976.
2500 enfermeiros na manif.
81% de adesão à greve.