terça-feira, 30 de setembro de 2008

GREVE - RESENHA DE IMPRESSA

Ministra confiante no entendimento com enfermeiros

A ministra da Saúde manifestou, esta terça-feira, confiança no entendimento com os enfermeiros, profissionais que começaram, esta terça-feira, uma greve de dois dias, um protesto que Ana Jorge lamentou.
À margem da apresentação de resultados sobre o sistema de prioridade nos hospitais para os doentes cardíacos (Vias verdes coronárias), Ana Jorge confirmou aos jornalistas a retoma das negociações com os enfermeiros e manifestou confiança no entendimento entre as duas partes.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, uma das organizações que convocou a paralisação, anunciou que a adesão à greve de hoje de manhã foi de 100 por cento nos centros de saúde e entre 46 e mais de 80 por cento em vários hospitais do país.
Ana Jorge voltou a lamentar a realização de uma greve num altura em que se estava no início das conversações e em que foram apresentadas alternativas, nomeadamente para os contratos a prazo que terminavam e foram renovados.
«Numa fase de negociações de carreiras, não é possível estar a antecipar outras formas de contratação, não pondo em risco quer o trabalho dos enfermeiros, quer aquilo que é necessário, que é manter os cuidados de enfermagem aos doentes e às pessoas», disse.
A greve foi convocada pelos quatro sindicatos representantes dos enfermeiros.
In “http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1020011”

EM GREVE

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

1 ANO DE PSIKIATRICES



Amanhã dia 25 de Setembro faz um ano que iniciei o Psikiatrices. Comecçou inicialmente com uma partilha de experiencias sobre a pós-graduação em saúde mental, passou quase sem me aperceber de uma partilha das minhas experiencias, convosco e por incrivel que pareça com um encontro comigo mesmo, com as minhas experiencias profissionais, com os meus sentimentos, com alguns conceitos com a psiquiatria, que era um mundo novo a descobrir. Partilhei convosco, situações do foro pessoal, partilhei convosco a minha familia.
Hoje, passado um ano, acredito que valeu a pena, assumo que ultimamente não tenho cuidado do blog como gostaria, mas o tempo não dá para tudo. Espero retomar com coisas novas, uma vez que aguardo a pós licenciatura em saúde mental que a qualquer momento será realidade.
Assumo que também gostaria de comentar mais os problemas profissionais actuais que assolam a nossa profissão, mas assumi o compromisso de não ser esse o objectivo geral deste blog.
Criei novos amigos e visitantes assiduos, este blog recebeu e enviou prémios que muito orgulho me deram.
O psikiatrices foi visitado por mais de 10.000 visitantes de varias partes do mundo,(só gostaria de ter uma vista da Nova Zelandia, lol)
Mais uma vez, a todos OBRIGADO.

domingo, 21 de setembro de 2008

II JORNADAS DO DSMP DO HSFX




Divulgo mais uma jornada, neste caso as II Jornadas do Departamento de Saude Mental do Hospital São Francisco Xavier, que apresenta um programa direccionado para as abordagens terapeuticas. Penso que apresenta um programa vasto e com bastante interesse, acompanhando o ciclo de vida.
Por mim!!! lá estarei!!!

II JORNADAS DE ENFERMAGEM
SAÚDE MENTAL – ABORDAGENS TERAPÊUTICAS
DEPARTAMENTO DE PSIQUIATRIA E SAÚDE MENTAL
HOSPITAL DE S. FRANCISCO XAVIER – CENTRO HOSPITALAR DE LISBOA OCIDENTAL


DIA 20 NOVEMBRO 2008

9.00 ABERTURA DO SECRETARIADO
9.30 SESSÃO SOLENE DE ABERTURA
Pedro Abecassis – Presidente do Conselho de Administração do CHLO
Fernanda Rosa – Directora de Enfermagem do CHLO
Maria João Pais – Directora Clínica do CHLO
Isaltino Morais – Câmara Municipal de Oeiras

10.00 MESA 1 - NASCER NÃO É FÁCilL…
moderador – Teresa Carvalho

1. Promoção da saúde mental na relação mãe - bebé - Maria João Nascimento
2. Apoio à puerpera e ao RN - Lucília Mendonça
11.00 COFFEE BREAK
11.20 MESA 2 - … E CRESCER É DÍFICIL
moderador – Miguel Talina

1. Perturbações da relação e comunicação na infância
Cidália Antunes
Lídia Martins
2. Intervenções psicodinâmicas na infância e adolescência - António Nabais

12.30 PAUSA PARA ALMOÇO

14.30 MESA 3 - MAS ÉS CAPAZ… - moderador – Tiago Sousa
1. Abordagens psicodinâmicas no adulto - Isaura Neto
2. (Des)Encontros conjugais: abordagens de terapia de casal - Marta Pietra
15.30 MESA 4 - … DE ENVELHECER - moderador – Elisa Jorge
1. A Velhice não é para Meninas - Nuno Goulão e Inês Oliveira
2. Psicogeriatria/Reabilitação - Cândida Bicho;Fernando Trindade

DIA 21 NOVEMBRO DE 2008

9.30 MESA 5 - EXISTEM CAMINHOS… - moderador – Fernando Peres Rodrigues

1. Abordagens psicossociais - Olatz Napal
2. Abordagens em Unidade de Psicose Refractária - San Agustin; IsabelDurana (Espanha)
3. Abordagens psicoeducativas em Unidade de Dia- Isabel Ana; Teresa Pedras
4. Abordagem cognitivo-comportamental- Maria João Fitas
11.30 COFFEE BREAK
11.50 MESA 6 - … POR ONDE CAMINHAR - moderador – Susana Carreiro

1. Método Auto-biográfico: reconstrução da narrativa de vida; reconstrução da ideia de si.Processo de aconselhamento-Joaquim Lopes
2. Terapia pela arte – Espaço T- Jorge Oliveira
3. Modelando o futuro - Aldora Silva; Maria João Casaca
13.00 PAUSA PARA ALMOÇO
14.30 CONFERÊNCIA - FAMÍLIA(R)- moderador – Paula Duarte

1. Investigação com famílias de doentes psicóticos - resultados finais do estudo FAPS
Manuel Gonçalves Pereira
2. A importância da família para a pessoa com doença mental-Julian Leff (Inglaterra)
16.00 MESA 7 – EXPECTATIVAS PARA A SAÚDE MENTAL -moderador – Miguel Narigão
Miguel Xavier; António Nabais

FRAGMENTOS - VESTIR A PELE




Estas jornadas irão realizar-se em Portalegre.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

SUICIDIO



Dia 10 deSetembro - Dia Mundial de Prevenção do Suicidio

Suicídio (do latim sui caedere), termo criado por Desfontaines, matar-se, é um acto que consiste em pôr fim intencionalmente à própria vida. Define-se suicídio como a atitude individual de extinguir a própria vida, podendo ser causada entre outros factores por um elevado grau de sofrimento, que tanto pode ser verdadeiro ou ter sua origem em algum transtorno psiquiátrico como a psicose aguda (quando o indivíduo sai da realidade, porém não o percebe) ou a depressão delirante ou outro transtorno afectivo. Em todos os três casos, a probabilidade de atitude tão extrema é consideravelmente potencializada se houver uso continuado de drogas e de bebidas alcoólicas. O suicida pode, ou não, deixar uma nota de suicídio.
Um amplo espectro da sociedade trata o assunto sob o véu do tabu, ou seja: um tema sobre o qual se devem evitar maiores aprofundamentos teóricos ou acaloradas discussões. No entanto, o suicídio pode ser considerado um problema de saúde pública, na medida que em países onde a estatística é utilizada como ferramenta no auxílio de melhor visualização da realidade social, como nos Estados Unidos, são elevados os índices de mortes por suicídio e muito maiores os números referentes às tentativas infrutíferas.
As reacções ao suicídio variam de cultura para cultura. O acto é considerado um pecado em muitas religiões, e um crime em algumas legislações. Agostinho de Hipona (354-430) assumiu um posicionamento segundo o qual cristãos não podem cometer suicídio, pois compreendia que o mandamento ‘Não matarás’ (Êxodo 20.13) proíbe matar a nós mesmos. Por outro lado, algumas culturas vêem tal acto como uma maneira honrosa de escapar a situações vergonhosas ou desesperadas. As pessoas que tentam o suicídio, com sucesso ou sem ele, deixam geralmente um bilhete para explicar tal ato, o que comprova que o suicídio é, de uma maneira geral, um acto premeditado. As causas psíquicas ainda permanecem desconhecidas, mas está associado principalmente a quadros depressivos.
Há uma frase célebre sobre o tema do filósofo Albert Camus: "O suicídio é a grande questão filosófica de nosso tempo, decidir se a vida merece ou não ser vivida é responder a uma pergunta fundamental da filosofia"
fonte: wikipédia

domingo, 7 de setembro de 2008

10.000 VISITANTES



Hoje chegamos aos 10.000 visitantes, quando o psikiatrices está quase a fazer o seu primeiro ano de existência.
A todos os visitantes: MUITO OBRIGADO