domingo, 27 de abril de 2008

sexta-feira, 25 de abril de 2008

ANOREXIA






Este post é colocado na sequencia de um caso real. É deveras impressionante a alteração de percepção do corpo e da realidade. Aliado a isso, a baixa auto-estima, o estado depressivo e de inclusive de auto-destruição. Mesmo incidindo sobre a elevação da auto-estima, o doente não acredita, sentindo que todos a estão a mentir. No entanto existe uma percepção de que este comportamento,se continuar, pode levar à morte.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Prémio "É um blog muito bom, sim senhora"!



É com muito agrado que recebo este prémio do blog Doutorenfermeiro, talvez o maior blog sobre enfermagem em Portugal, que eu visito regularmente.

Cabe-me então, segundo as regras, escolher blogs que eu considero um muito bom blog, sim senhora.
Sem qualquer ordem especial:

doutorenfermeiro
Cogitare em Saude
Conversamos
Vida das Palavras
Em casa da Ena Rot
Blog da formação

Regras do "jogo":
1- Este prémio deve ser atribuído aos blogs que gostamos e visitamos regularmente postando comentários;


2- Ao receber o selo “É um blog muito bom, sim senhora!!” devemos escrever um post incluindo: o nome de quem nos deu o prémio com o respectivo link de acesso + a tag do prémio + a indicação de outros 7 blogs;


3- A tag do prémio deve ser exibida no blog.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Sites e videos incitam jovens ao suicidio - Atenção aos pais


Vídeos e 'sites' sobre suicídio incitam jovens em sofrimento

"Os filmes duram poucos segundos. Um jovem, quase sempre um rapaz, em frente a uma câmara com uma pistola na mão. Um disparo e o corpo cai no chão. Mais nada. Na internet também há vídeos de gente que se atira de prédios ou para a linha do metro, homens ou mulheres-bomba. Mas são os tiros que mais impressionam - não interessa se é verdade, interessa o seu significado. E depois há uma série de outros sites onde não há imagens mas explicações pormenorizadas, guias para os suicidas.

O risco da internet já não pode ser ignorado, considera Maria Manuela Correia, presidente do Núcleo de Estudos do Suicídio (NES), que afirma existirem mais de cem mil sites que incitam à morte. "É um risco para os jovens e adultos que têm a ideia de suicídio. Há jovens que se suicidam e são visionados por milhares de pessoas em todo o mundo", explicou à Lusa. No entanto, ressalvou, "a Internet não deve ser diabolizada, porque ainda está numa fase precoce da sua utilização, em que ainda não há regulamentação". O tema será certamente abordado no simpósio, hoje e amanhã, promovido pela Sociedade Portuguesa de Suicidologia em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos morrem desta forma um milhão de pessoas, o que coloca o suicídio entre as cinco primeiras causas de morte. A situação é particularmente preocupante na faixa etária dos 15 aos 24 anos, na qual o número de suicídios tem vindo a aumentar e é já a terceira causa de morte. De tal forma que, no início deste mês, o Conselho da Europa aprovou por unanimidade um documento em que coloca o suicídio entre os jovens como uma "prioridade política", defendendo que o tema não só deveria ser alvo de mais investigação científica como ser tratado nas escolas.

Pais, professores e amigos têm um papel fundamental na prevenção do suicídio, diz Maria Manuela Correia, chamando a atenção para os sinais de alerta - como uma mudança de comportamento, quebra no rendimento escolar ou falar muito sobre a morte - que nunca devem ser desvalorizados."
In: http://dn.sapo.pt/2008/04/21/

quinta-feira, 17 de abril de 2008

quarta-feira, 9 de abril de 2008

quinta-feira, 3 de abril de 2008

ALUCINAÇÕES




O mistério das alucinações é sem duvida qualquer coisa para as quais não encontro respostas. Reconheço algumas das expressões deste filme que se vê neste filme.
Sem duvida que é algo simplesmente aflictivo mesmo só de presenciar e que traz aos meus doentes um sofrimento atroz.

terça-feira, 1 de abril de 2008

FINALMENTE APROVADA



Os nossos problemas acabaram, o Governo cedeu e percebeu a injustiça que era pagar aos enfermeiros menos que a outros tecnicos superiores. Esta é a proposta do governo que os sindicatos estão prestes a aceitar.